quinta-feira, 5 de maio de 2016

A Acic e a certeza do dever cumprido na Uenf




A notícia de que o Projeto de Lei nº 1551/2016 está para ser votado na Assembléia Legislativa, Alerj, e propõe a compensação de contas entre a concessionária de energia elétrica Ampla e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, deixou a direção da Associação Comercial e Industrial de Campos, Acic, com a certeza de ter cumprido o seu papel como entidade representativa não apenas da classe comercial, industrial e de serviços, mas também dos interesses da comunidade campista.
A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Campos, Acic, através de seu presidente, Amaro Ribeiro Gomes, elogiou e agradece ao empenho dos deputados estaduais que compõem a Comissão de Educação da Alerj, por ter tomado uma medida paliativa para minimizar os problemas da Uenf.
- Ficamos satisfeitos de saber que a Alerj através da Comissão de Educação e do Deputado Comte Bittencourt irá utilizar parte do Fundo Especial da Alerj para minimizar os problemas financeiros da Uenf. Esperamos que os deputados criem projetos que façam com que a universidade tenha recursos próprios e não dependa financeiramente apenas do Estado. Mas que as empresas também possam colaborar tendo uma contrapartida com a redução de impostos, afirmou Amaro.

Desde que o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Luiz Passoni, professores, funcionários, e alunos iniciaram ampla campanha para divulgar as dificuldades financeiras vividas pela universidade, a Acic resolveu agir de imediato e enviou ofícios ao Governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, ao vice-Governador Francisco Dorneles, ao presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio, Jorge Picciani e demais deputados estaduais. No ofício, a Acic solicitava empenho de todas as autoridades citadas no sentido de minimizar os problemas enfrentados pela Uenf notadamente o risco de corte de energia elétrica e de fornecimento de água.
A Acic procurou sensibilizar as autoridades elencando a importância que a Uenf tem para com a sociedade campista assim como para a região norte e noroeste fluminense, uma vez que seu corpo discente é oriundo dessa enorme região do Estado do Rio de Janeiro.
O presidente da Acic, Amaro Ribeiro Gomes, elencou aspectos das ações da entidade ao apoiar e buscar soluções para os problemas enfrentados por aquela instituição de ensino universitária.
- Quando soubemos dos problemas que a Uenf estava enfrentando e, do risco iminente que ela corria, com a paralisação e fim de muitos projetos realizados por seus alunos, sentimos que era ora de abraçarmos a causa da Uenf e colaborar para que ela pudesse contornar tal situação. Por isso enviamos ofícios ao Governo do Estado e a Alerj, nos dias 23 de março e 4 de abril, solicitando providências do Estado, informou Amaro.
Devemos lembrar que somente após algumas semanas em que o assunto começou a ser abordado pela imprensa é que outras entidades também abraçaram a causa, como por exemplo no dia 15 de abril em uma reunião na CDL e, até o último dia 02 de maio, quando houve uma Audiência Pública realizada pela Comissão de Educação, na Uenf para tratar do assunto.
O Diretor de Comunicação da Acic, Ivanildo Cordeiro, também lembrou que ambas instituições possuem uma longa relação institucional.
- Devemos lembrar que a Acic e a Uenf possuem uma relação institucional muito longa, graças ao nosso eterno presidente do centenário Adailto Alves Rangel, que foi indicado para assessorar antigos gestores da Fenorte quando da implantação da Uenf em nossa cidade. Desde então, a Acic sempre se preocupou com os destinos não apenas da Uenf, mas também de outras entidades e instituições nas quais a Acic deu sua parcela de contribuição e apoio, reiterou Cordeiro.
O presidente, Amaro Ribeiro Gomes lembrou que a Acic não é apenas uma entidade de classe limitada aos interesses dos empresários dos ramos comercial e industrial, mas também da comunidade, graças a visão empreendedora e desenvolvimentista do ex-presidente Adailto Alves Rangel.
- Sinto-me emocionado ao lembrar do nosso eterno ex-presidente, Adailto Alves Rangel, pois foi graças à sua visão e preocupação com o desenvolvimento de nossa cidade e região, é que a Acic, vem defendendo os interesses da comunidade campista, concluiu.

Ascom ACIC
Data: 05/05/2016

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário